terça-feira, 19 de julho de 2011

CCVF - Filosofia para Crianças: À Descoberta ... de Lugares Escondidos II

Pela segunda vez fomos à Descoberta de Lugares Escondidos, que a Comunidade de Investigação de hoje definiu como sítios ocultos da visão. Desta feita, e não sabemos bem como, o que nos surpreendeu e que quisemos vorazmente DESCOBRIR foram o Cérebro e a Mente!!! Onde se esconde cada um deles, primeiro, e o que são, em segundo lugar; ou talvez o que são e onde se escondem… Confessamos que tivemos dificuldade em optar, por isso, fomos simplesmente vendo até onde a nossa reflexão/debate/categorização/descoberta nos levaria…, e levou longe, muito longe!

O parêntesis referirá apenas que, de entre outros adjectivos, esta sessão se revelou verdadeiramente lúdica! As idades oscilavam entre os 8 e os 12 anos, o que contrariamente a definir-se como um potencial obstáculo para uma boa sessão, serviu para a Comunidade de Investigação ir fazendo pausas, para os mais crescidos explicarem conceitos e acepções aos mais novos, que demonstravam dificuldades em seguir-nos o rasto, e, por outro lado, para a nossa Investigação se submeter ela mesma a pausas de teste de coerência e rigor.

Detivemo-nos, então, em dois conceitos: Cérebro e Mente. A distinção fez-se notar, sem muita luta ou confusão neuronal. O Cérebro é concreto e a Mente é abstracta (Sim, foram estes os conceitos produzidos pela Comunidade!!!) A Mente Forma as Frases e o Cérebro dá as Palavras. Sendo as frases o conteúdo e as palavras a sua materialização, eis a ligação de interdependência entre estes dois conceitos. Concluímos, ainda, que a MenteSentido às coisas; da Mente vêm a Inteligência e a CONSCIÊNCIA!

Complicação: o que é isto da CONSCIÊNCIA? Fomos meter-nos numa alhada conceptual!!! E eis que um cérebro/mente de 10 anos resolve o conflito conceptual e quase ininteligível no qual estávamos a entrar. A Consciência é a Parte da Mente (há quem lhe chame Alma, mas vamos escolher Mente, afirmou um outro cérebro/mente…) que nos permite DISTINGUIR O BEM DO MAL!

Como co-investigadora da Comunidade de Investigação do Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) creio que hoje verdadeiramente Descobri/mos Lugares Escondidos!

Obrigada a todos por esta sessão!