sexta-feira, 15 de julho de 2011

Programa À Descoberta ... de Pés, Passos e Caminhos

No Programa À Descoberta desta semana o desafio prendia-se com Pés, Passos e Caminhos…
Pareceu-nos importante, antes de mais, a distinção de conceitos: Pés são o instrumento; Passos são o Movimento e Caminho é Por onde se vai para se chegar a um destino...
A distinção entre rota e caminho foi também uma das nossas preocupações; assim sendo, concluímos que um caminho é terrestre e que uma rota se aplica a um caminho aéreo ou marítimo... não esquecendo que para que saibamos como seguir uma rota é evidente que utilizamos Coordenadas!
Prosseguimos o desafio com a seguinte questão: ‘O que quer dizer seguir os passos de alguém?’
Duas faixas etárias, duas propostas de exploração da questão distintas:
- os mais novos (6-8 anos) concluíram que esta questão de seguir os passos de alguém queria dizer que íamos pelo mesmo caminho (terrestre, aéreo ou marítimo) e chegávamos ao mesmo destino; sendo que nesta acepção destino quer dizer fim/objectivo/percurso/destino de viagem propriamente dito.
- os mais crescidos (9-11 anos) sublinharam a genialidade deste nosso debate, “Estes abdominais e flexões dos neurónios estavam a ser mesmo fixes!”. Relativamente à questão de seguir os passos de alguém foi evidente e unânime a resposta! Não é possível! Pois cada um de nós segue o seu destino! (e aqui destino no sentido de fortuna/sorte/fado) Quando muito, aquilo que acontece quando se diz que seguimos, por exemplo, os passos dos nossos pais é que fizemos coisas parecidas, tais como seguir a mesma profissão, mas é só isso!!!
Parece-nos simples, não tenhamos ilusões quanto a seguir os passos de alguém ou desejar fervorosamente que a nossa descendência siga os nossos passos ou os dos nossos pais!! O destino é coisa individual e irrepetível!! Simples…