quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O que eu mais gosto é de ser Rei!

Apenas a sessão de apresentações e já o entusiasmo!
Com o objetivo de se apresentar perante um auditório, de aplicar as regras da sessão e de praticar a escuta, a tarefa consistia em indicar (e por vezes eleger) o que mais se gosta e o que menos se gosta, com pelo menos uma razão para tal.

«- O que eu mais gosto é de ser Rei!
- Uau!… E és Rei de quê?
- Sou Rei dos reis!
- E o que há de bom em ser Rei dos reis?
- É que eles fazem tudo aquilo que eu mando!»  E., 6 anos
« - O que eu mais gosto é de flores!
- Tens alguma preferida?
- Sim, rosas.
- Mas as rosas têm muitos espinhos… Porque é que gostas de rosas?
- Por causa das pétalas: são vermelhas e… e… macias!!» C., 6 anos
« - O que eu mais gosto é de estar com o meu pai. É muito divertido!»  M., 6 anos
« - O que eu menos gosto é de ficar fechado em casa.
- Porquê?
- Porque a minha mãe dorme de dia e eu tenho que ficar fechado em casa. E a minha avó anda sempre lá, de um lado para o outro, e eu é que tenho de tomar conta dela. Porque ela é velhinha!» J., 6 anos
E acabamos à boa maneira filosófica: «Eu tenho uma pergunta!...» que ficará para a próxima resenha…
Laurinda Silva,
Sessão 1, Filosofia para Crianças, 1º ano do 1º CEB, AESLA
11 e 18 de Janeiro de 2012