terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A prática filosófica nas organizações - um workshop

A MOVICORTES organizou nos dias um e dois de Fevereiro um workshop destinado à prática filosófica orientado para os colaboradores das empresas associadas.
Ministradas por Cecília Reis Maia e Nuno Paulos Tavares, estas iniciativas visam o desenvolvimento de competências específicas da filosofia, capazes de proporcionar e aperfeiçoar a flexibilidade cognitiva, despertar o espírito crítico, a criatividade e a capacidade de abstracção e melhorar a precisão comunicativa.
A metodologia do workshop foi adaptada às necessidades e expectativas dos participantes, alicerçando-se no diálogo e na prática continuada do debate de ideias. Através de vários exercícios práticos, os participantes foram desafiados a: 
Investigar a estrutura lógica do pensamento e descobri-la como instrumento de análise, compreensão e organização do Real (Eu, o Outro, o Mundo); Descobrir o valor da escuta; Identificar pressupostos implícitos em produções orais (suas e dos outros); Discutir diferentes interpretações e a sua legitimidade; Elaborar e testar critérios decisionais; Identificar e produzir Mundividências; Experimentar a imaginação como momento de pensamento criativo.
A proposta definidora destes workshops é a fuga aos modos quotidianos do pensamento, PENSANDO O IMPENSÁVEL.