segunda-feira, 25 de maio de 2015

Observar !!

T. - O que eu estou a escrever?; D. - Porque [a baliza] é preta e branca?; A. - A natureza é bonita?; L. - Há muitas pessoas que jogam basquete?; S. - As árvores são livres? E resistentes?

Hoje foi dia de sair da sala e observar! E de distinguir entre as várias operações: dizer como é (A.); registar o que nos faz sentir; que ideias não presentes se tornam presentes e, por fim, dar um salto de trampolim!
Fica o guião da sessão e, na legenda da imagem, as perguntas resultantes.
  • O que é?
  • Descreve. 
  • O que faz sentir?
  • O que faz lembrar?
  • Faz-me pensar nesta pergunta: __________________________________________________. 

A pergunta votada como mais interessante foi - As árvores são livres? e será o ponto de partida da nossa próxima sessão! Até lá!

  Sessão de Filosofia para Crianças, 2º ano

Filosofando com crianças de 9 e 10 anos.


" Quanto mais pensamos mais razões há. Mas não valem todas o mesmo."

- eis o que, segundo eles, descobriram com o exercício.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Mapas de Conceitos: As Auto-estradas Mais Coloridas









Para ter dinheiro é preciso trabalho...


É importante sermos prestáveis, para isso temos de partilhar; É importante sermos nós próprios, para isso temos que fazer os nossos gostos; É importante sermos animados, para isso temos que brincar; É importante termos paz, para isso temos de estar sozinhos; ...



terça-feira, 12 de maio de 2015

Acção de Formação em Guimarães: Filosofia para Crianças (15 horas)


Formador: Nuno Paulos Tavares

Mais um desenvolvimento da parceria Enteléquia - Filosofia Prática ® e
ASSP (Associação de Solidariedade Social dos Professores) - Delegação de Guimarães.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Para que Serve a Filosofia para Crianças?

* «-Professora, já sei o que quer com a história. Quer saber "Nós devemos sempre ser nós mesmos ou não?"» A., 9 anos

* facilitadora - Quem concorda que é o corpo, que mais define quem somos? 
A Soraia põe o dedo no ar.
L. - Hehe, só a Soraia.
A Soraia mantém o dedo no ar e aponta as suas razões.

* «É importante ouvirmos os outros porque senão podemos repetir uma coisa que ele já fez ou já disse.» D., 8 anos

Este grupo do 2º ano tem Filosofia para Crianças, semanalmente, desde o início deste ano lectivo, portanto há cerca de 8 meses. 

E se nos perguntamos qual o impacto desta hora de pensar, ele evidencia-se em situação, em intervenções espontâneas como as acima citadas.

As crianças são capazes de colocar um problema/ pergunta, de um modo mais rápido; comprometem-se publicamente com uma tese e apresentam justificações para tal e percebem que o outro contribui para o avanço, de uma investigação ou de si próprio. 
 
Muito grata!!! 

domingo, 10 de maio de 2015

Diferença

A escolinha EB1 Mãe Soberana, em Loulé, recebeu a última das sessões demonstração de Filosofia para Crianças, por parte da Tempos Brilhantes. 
A sessão decorreu com o 4º B e C em que, depois de  uma chuva de ideias, construímos  e nomeámos constelações de conceitos.
Mais do que explicar, experimentámos o que era a Filosofia: afinal, alguém que «ama o saber» é alguém que ouve, aprende, não sabe tudo, investiga, pergunta....
O tema foi a Diferença e ligou-se a muitas possibilidades, por várias razões sempre explicadas pelos participantes.
A experiência foi francamente positiva, pois foi uma sessão inesperada e percebi muitas coisas hoje!


Grata a todos pelo entusiasmo!!!



quarta-feira, 6 de maio de 2015