sexta-feira, 3 de junho de 2011

Diálogos Públicos - "HORAS DE FILOSOFIA"

Uma pausa para ouvir, pensar, investigar e ousar!

Convívio de investigação cooperativa de matriz socrática.

- Formato Café-Filosófico: diálogo público dedicado a um tema ou questão do universo humano moderado por um filósofo.

- Exemplos: 
O que é a verdade? O que é a felicidade? A existência tem sentido? Se sim, qual? O Homem é livre? Egoísmo e Altruísmo: o papel do Outro? Como posso saber se estou a ser eu próprio? Querer ou Dever: o dilema diário.  Como eleger o melhor critério de decisão? Existe relação entre bondade e verdade? E entre autenticidade e verdade? O que é uma boa pergunta? O que é uma boa razão? O que é uma boa pessoa? 
Razão e Emoção: inimigos ou faces da mesma moeda? Qual a relação entre a palavra e a realidade? A Ciência desvenda ou inventa a Natureza? 

O conhecimento da história da Filosofia é sempre uma vantagem mas este momento em nada se assemelha à habitual experiência académica. Aquele que estudou Filosofia cede muitas vezes  ao seu inimigo mortal: a morte do pensamento autónomo e sua substituição por teorias sem conteúdo existencial e sofisticadas reflexões de mentes idolatradas. Em temos hiperbólicos, o conhecimento filosófico impede a Filosofia!

Assim, aquele não domina a terminologia e conteúdos filosóficos é o que melhor está habilitado ao objectivo destes diálogos: questionamento autêntico e radical e investigação guiada apenas pela razão em acção.

- Duração: 2 a 3 horas - Grupos até 20 pessoas (cafés, bibliotecas, livrarias, associações culturais, escolas, empresas, equipas de trabalho, grupos de amigos em busca de desafios intelectuais, grupos de pais ...)
- "Horas de Filosofia" por encomenda: contacte-nos, dialogamos e elegemos a questão adequada ao seu interesse ou curiosidade.
- Marcações: entelequia.filosofiapratica@gmail.com

 "Homo sum, humani nihil a me alienum puto."
("Sou Homem, nada do que é humano me é estranho.")