quarta-feira, 21 de março de 2012

Enteléquia e a Filosofia Prática: o objectivo, os pressupostos, as funções, os serviços.

A Filosofia enquanto prática afirma-se como um movimento de apologia do retorno à matriz socrática (essencial relação entre Filosofia, Indivíduo e Sociedade) e pretende enfrentar a crise de identidade da Filosofia, identificável pelo auto encerramento nas cátedras das universidades, pela construção de sistemas filosóficos totalizantes desligados da realidade da vida quotidiana e por uma linguagem decifrável apenas por iniciados.
A proposta consiste na devolução da Filosofia à cidade e ao cidadão. O seu objectivo é a aplicação em situação de conteúdos e competências filosóficas às diversas dimensões da vida humana. Com Mathew Lipman afirmamos que “O pensar é natural mas também pode ser entendido como uma habilidade passível de ser aperfeiçoada.”
A Filosofia Prática repousa sobre os seguintes pressupostos: a Filosofia é uma actividade dialógica; tem como modelo o diálogo socrático; a Filosofia é uma busca incondicional dentro de um horizonte de racionalidade fundada numa atitude socrática; é no confronto com o não-Eu e na saída do já pensado que a Filosofia cumpre a sua natureza; as ideias, instrumentos do pensamento, se não analisadas e criticadas transformam-se em obstáculos ao pensamento.
Defendemos que a Filosofia desempenha 3 funções básicas:
- Identificação dos pressupostos em que se baseia o pensamento;
- Problematização e análise crítica do pensamento;
- Conceptualização, enriquecendo, reforçando ou modificando os esquemas de relação com o real.

Acreditamos, inspirados na sentença de Marco Aurélio, que"A qualidade da nossa vida depende da qualidade dos nossos pensamentos."

Conheça os nossos serviços:
--Aconselhamento e Consultoria Filosófica
--Filosofia para Crianças
--Formação de Professores e Educadores                  
--Filosofia nas Organizações
--Workshops conceptuais e temáticos
--Diálogos Públicos "Horas de Filosofia"